Um montante superior a R$ 35,2 milhões foi repassado aos municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), referente ao Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) de março. Os recursos são repassados mensalmente e devem ser aplicados exclusivamente em ações administrativas para aprimorar a gestão local do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
É importante que as prefeituras apliquem parte desses valores na busca ativa das famílias extremamente pobres que ainda não estejam no Cadastro Único, e na atualização cadastral. As duas ações são fundamentais para a superação da extrema pobreza proposta pelo Plano Brasil Sem Miséria. Ainda existem famílias que moram próximo a lixões, em áreas invadidas ou de difícil acesso, que precisam localizadas e cadastradas para ter acesso aos programas sociais.
A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS explica que o montante destinado a cada cidade é calculado com base no desempenho municipal no monitoramento da frequência escolar, na agenda de saúde dos beneficiários e nas taxas de cadastro válido e atualização cadastral. Quanto maiores os percentuais das quatro taxas, maiores serão os volumes de recursos a receber. O indicador foi criado em abril de 2006 para apoiar financeiramente os municípios na gestão compartilhada do programa.
Do total de 5.565 cidades existentes no Brasil, 5.114 receberam o IGD-M referente a março porque cumpriram as exigências mínimas no desempenho do programa: execução de 55% do total das atividades, combinado a um mínimo de 20% no monitoramento da frequência escolar, agenda de saúde em dia, atualização cadastral e cadastro válido. Além dos índices mínimos, numa escala que varia de zero a um, as prefeituras precisam ter assinado o Termo de Adesão ao Bolsa Família, estar habilitadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ter as contas aprovadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
Os valores são calculados pela Senarc com base nos percentuais mensais da gestão municipal, levando em consideração o valor de R$ 3,25 por família com cadastro válido e atualizado. O montante é destinado via Fundo Nacional de Assistência Social a cada prefeitura que atendeu ao critério para o Fundo Municipal de Assistência Social. A prestação de contas da utilização do IGD-M precisa ser aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
As regras estabelecidas pelo MDS impediram que 451 cidades recebessem os recursos referentes a março. Essas suspensões não afetam o pagamento mensal dos benefícios às 13,5 milhões de famílias atendidas pelo programa. Elas continuam sacando os valores nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio de cartão e senha pessoal.
Prestação de contas – Os municípios devem ficar atentos ao prazo para prestar contas da aplicação do IGD-M de 2011 no Suasweb, sistema disponível na página eletrônica do ministério. O preenchimento do demonstrativo físico-financeiro deve ocorrer até 31 de julho. O parecer do Conselho Municipal de Assistência Social sobre a prestação de contas precisa ser registrado até 31 de agosto. Caso os prazos estabelecidos não sejam respeitados, as prefeituras terão os repasses do IGD suspensos, quando ocorrerem os pagamentos referentes a julho e agosto, e só voltarão a recebê-los quando as pendências forem corrigidas.
Estados – Os estados também recebem recursos no mesmo formato para apoiar ações do programa e de cadastro. Eles receberam em março R$ 1,4 milhão referentes às ações desenvolvidas em apoio a seus municípios. A única exceção foi Santa Catarina, que não fez o registro da aprovação de suas contas pelo Conselho Estadual de Assistência Social no sistema do Suasweb e, por isso, ficou sem os recursos. O modelo do Índice de Gestão Descentralizada Estadual (IGD-E) se baseia no critério de desempenho e segue os mesmos princípios do IGD-M.
Para aumentar os montantes, que são atualizados mensalmente, os governos estaduais terão que ajudar as cidades localizadas em seus territórios a melhorar o monitoramento da frequência escolar, agenda de saúde, atualização cadastral e cadastro válido.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
Dados do IGD-M – março/2012
UF |
Média das Taxas de Frequência Escolar |
Média das Taxas de Acomp. de Agenda de Saúde |
Média das Taxas de Cobertura Qualificada de Cadastros |
Média das Taxas de Atualização Cadastral |
Média do Fator 1 – Operação |
Média do Fator 2 – Adesão |
Média do Fator 3 – Comprovação de Gastos de 2010 |
Média do Fator 4 – Aprovação daComprovação de Gastos 2010 |
Média do IGD-M |
Total do Valor repassado |
AC | 0,81 | 0,68 | 0,97 | 0,80 | 0,82 | 1,00 | 1,00 | 0,95 | 0,78 | 189.221,76 |
AL | 0,88 | 0,79 | 0,97 | 0,82 | 0,87 | 1,00 | 0,96 | 0,91 | 0,79 | 1.055.787,91 |
AM | 0,88 | 0,82 | 0,94 | 0,83 | 0,87 | 1,00 | 0,87 | 0,77 | 0,68 | 771.909,67 |
AP | 0,83 | 0,61 | 0,98 | 0,71 | 0,78 | 1,00 | 1,00 | 0,88 | 0,69 | 50.697,90 |
BA | 0,86 | 0,82 | 0,97 | 0,83 | 0,87 | 1,00 | 0,98 | 0,96 | 0,84 | 4.432.503,46 |
CE | 0,92 | 0,87 | 0,97 | 0,82 | 0,90 | 1,00 | 1,00 | 1,00 | 0,90 | 3.122.958,90 |
DF | 0,78 | 0,20 | 0,85 | 0,57 | 0,60 | 1,00 | 1,00 | 1,00 | 0,60 | 184.185,39 |
ES | 0,87 | 0,76 | 0,80 | 0,73 | 0,79 | 1,00 | 1,00 | 0,92 | 0,73 | 508.527,86 |
GO | 0,85 | 0,80 | 0,87 | 0,77 | 0,82 | 1,00 | 1,00 | 1,00 | 0,82 | 990.452,90 |
MA | 0,89 | 0,81 | 0,98 | 0,84 | 0,88 | 1,00 | 0,97 | 0,95 | 0,84 | 2.387.134,64 |
MG | 0,89 | 0,83 | 0,83 | 0,75 | 0,83 | 1,00 | 0,95 | 0,91 | 0,75 | 3.368.525,22 |
MS | 0,82 | 0,67 | 0,82 | 0,75 | 0,77 | 1,00 | 1,00 | 1,00 | 0,77 | 395.356,25 |
MT | 0,85 | 0,77 | 0,82 | 0,78 | 0,80 | 1,00 | 1,00 | 0,94 | 0,75 | 468.334,82 |
PA | 0,86 | 0,77 | 0,92 | 0,82 | 0,84 | 1,00 | 0,92 | 0,85 | 0,72 | 1.788.203,34 |
PB | 0,88 | 0,84 | 0,99 | 0,81 | 0,88 | 1,00 | 0,97 | 0,94 | 0,82 | 1.325.791,74 |
PE | 0,88 | 0,82 | 0,98 | 0,81 | 0,87 | 0,99 | 0,95 | 0,91 | 0,79 | 2.886.236,87 |
PI | 0,88 | 0,83 | 0,99 | 0,84 | 0,88 | 1,00 | 0,98 | 0,93 | 0,82 | 1.230.220,71 |
PR | 0,89 | 0,85 | 0,85 | 0,70 | 0,82 | 1,00 | 0,98 | 0,92 | 0,76 | 1.410.472,60 |
RJ | 0,86 | 0,71 | 0,80 | 0,71 | 0,77 | 1,00 | 0,99 | 0,93 | 0,72 | 1.477.279,82 |
RN | 0,93 | 0,89 | 0,99 | 0,82 | 0,91 | 1,00 | 0,98 | 0,93 | 0,84 | 1.044.476,59 |
RO | 0,85 | 0,65 | 0,84 | 0,73 | 0,77 | 1,00 | 1,00 | 0,98 | 0,75 | 270.254,57 |
RR | 0,86 | 0,69 | 0,96 | 0,84 | 0,84 | 1,00 | 1,00 | 0,80 | 0,67 | 138.943,09 |
RS | 0,91 | 0,78 | 0,65 | 0,69 | 0,76 | 0,97 | 0,97 | 0,92 | 0,68 | 1.133.144,19 |
SC | 0,90 | 0,80 | 0,76 | 0,66 | 0,78 | 1,00 | 0,98 | 0,94 | 0,73 | 465.998,82 |
SE | 0,86 | 0,82 | 0,98 | 0,82 | 0,87 | 1,00 | 0,99 | 0,91 | 0,79 | 688.039,62 |
SP | 0,91 | 0,72 | 0,79 | 0,66 | 0,77 | 1,00 | 0,97 | 0,93 | 0,71 | 3.081.884,00 |
TO | 0,87 | 0,80 | 0,95 | 0,80 | 0,86 | 1,00 | 0,96 | 0,94 | 0,80 | 396.630,40 |
Média geral | 0,89 | 0,80 | 0,86 | 0,76 | 0,83 | 1,00 | 0,97 | 0,93 | 0,77 | 35.263.173,04 |
Motivos que impediram o repasse do IGM-M |
Quantidade |
Adesão SUAS |
14 |
Aprovação da Comprovação 2009 |
64 |
Aprovação da Comprovação 2010 |
228 |
Atualização |
1 |
Cadastro |
16 |
Comprovação de gastos 2009 |
32 |
Comprovação de gastos 2010 |
64 |
Educação |
8 |
IGD-M |
9 |
Saúde |
15 |
Total Geral |
451 |
Ascom/MDS