O Governo de Roraima está reformando e ampliando as instalações do Viva Comunidade – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência. O espaço terá novas instalações que permitirão o desenvolvimento de atividades diferenciadas com os usuários da unidade.
Uma das novidades é o escovodrómo que foi instalado no pátio coberto do Viva Comunidade. O espaço será utilizado para orientar sobre a escovação correta dos dentes e os cuidados com a higiene bucal.
O Centro ganhou adequações no piso e na cozinha e a quadra poliesportiva será reformada e coberta. No portão principal do Viva, foi construída uma passarela adaptada para garantir segurança dos usuários com dificuldades de locomoção. Itens de segurança, como detectores de fumaça e o piso tátil, também serão instalados no prédio.
“Estamos investindo na ampliação do Viva Comunidade para oferecer mais conforto e comodidade aos nossos usuários. Esse trabalho representa o compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência”, afirmou a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Ela destacou que, além da ampliação e readequação do Viva Comunidade, o Governo está investindo na construção do Viva 2, que irá reunir os serviços especializados para atender pessoas cegas, com baixa visão, surdas, superdotadas, com altas habilidades e autistas.
“Estamos trabalhando para ampliar a nossa capacidade de atendimento e oferecer o acompanhamento profissional necessário para que as pessoas com deficiência conquistem dignidade e inclusão social”, afirmou a Shéridan.
Serviço – O Viva Comunidade atende a 600 usuários com múltiplas deficiências. Eles recebem acompanhamento nas áreas de estimulação precoce, educação especial, saúde, arte e desporto. O Centro contra com 223 profissionais especializados que trabalham no atendimento à pessoa com deficiência.
ASCOM/ SEPHD/Setrabes