O Governo do Amazonas em parceria com o Governo Federal realizou nesta quinta-feira (16) no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), a Oficina de Busca Ativa para o processo de inclusão de família de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
De acordo com a secretária titular da Seas, Regina Fernandes, o evento faz parte da orientação do MDS de apresentar o CadÚnico, instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, e articular parcerias para a busca ativa de famílias com perfil social e econômico para inclusão cadastral e encaminhamento aos serviços da rede de proteção social.
A oficina reuniu representantes do Governo Federal e Estadual, Colegiados Estaduais e de comissões, organizações da sociedade civil, municipalistas e concessionárias estaduais. No encontro também serão discutidos os grandes desafios do poder público, no âmbito do Plano Brasil sem Miséria, lançado em 2011, como o de alcançar a população extremamente pobre, considerada invisível, isto é, aquela que não acessa serviços públicos e vive fora de qualquer rede de proteção social.
A secretária Regina Fernandes explicou que a articulação de parcerias para a realização do trabalho de busca ativa é o primeiro passo para a efetivação do plano do Governo Federal. “O objetivo é facilitar o processo de identificação das famílias de baixa renda que ainda não estão cadastradas nos programas de transferência de renda. Isso vai melhorar a qualidade de vida dessas famílias”, concluiu.