Sem categoria

Espírito Santo realiza encontro da Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde e Educação

24.05.12

O Espírito Santo realizou esta semana encontro da Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde e Educação. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participou, na última terça-feira (22), da abertura oficial do Encontro Intersetorial de Prefeitos e Gestores Municipais da Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos.

O objetivo do evento foi acompanhar o Cadastro Único para Programas Sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Proteção Continuada na Escola (BPC) e o Bolsa Capixaba. O Encontro discutiu a importância da implantação e do fortalecimento dos programas sociais nos municípios.

O evento aconteceu no Palácio Anchieta e contou ainda com a presença dos secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, de Saúde, Tadeu Marino, e de Educação, Klinger Barboza Alves.

Cadastro Único – A base para que o cidadão tenha acesso aos programas sociais é o Cadastro Único, que se configura como um instrumento para a identificação e caracterização das famílias brasileiras que possuem baixa renda – no máximo, meio salário mínimo por pessoa ou rendimento familiar de até três salários mínimos. No momento em que as pessoas são incluídas no Cadastro Único recebem o direcionamento para o benefício de acordo com o perfil.

“O lema que orienta nossa gestão é mais para quem mais precisa, portanto, a nossa prioridade é atender aos seguimentos mais vulneráveis e, para isso, é necessário ir até onde essas pessoas estão, e o Cadastro Único atualizado é fundamental para o sucesso da nossa gestão nesta área. Vamos fortalecer os cadastros, vamos unificar nossos esforços para que nossas políticas sociais atinjam, efetivamente, cada vez mais capixabas, em todas as regiões”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário de saúde Tadeu Marino disse que as políticas têm interface com outros setores e a população é a grande beneficiada. “Otimizados os esforços, os resultados são mais eficazes, fazendo as políticas públicas acontecerem de fato, para que possamos incluir os capixabas que mais necessitam”, afirmou.

Para o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, o evento foi importantíssimo para o desenvolvimento do novo modelo intersetorial desenvolvido pelo Estado.

“A presença dos gestores nesse encontro foi extremamente importante, pois a determinação do governador Casagrande é fundir as áreas de saúde, educação e assistência social, no objetivo comum de identificar, localizar e cadastrar as pessoas que necessitam de apoio. O evento de hoje serve para que nós, Estado e municípios, nos organizemos ainda mais dentro do nosso trabalho árduo de levar os programas sociais, bem como os atendimentos da saúde e educação, àqueles que mais precisam”, ressaltou o secretário Rodrigo Coelho.

Ele informou ainda que para combater a pobreza e a extrema pobreza, encontros como esse adquirem grande importância, pois nessas oportunidades são avaliados o desenvolvimento nos municípios em programas dos Governos Federal e Estadual, voltados para população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, com foco no resgate dos vínculos familiares.

Da Assessoria de Comunicação do Fonseas com informações da Assessoria de Comunicação da Assistência Social e Direitos Humanos do Espírito Santo – SEADH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *