Sem categoria

Paraná: municípios buscam informações sobre programas na área social

Cerca de 80% dos municípios paranaenses foram atendidos pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social durante Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, realizado na última sexta-feira, em Foz do Iguaçu. Representantes de cidades de todo o Estado foram atendidos pelos técnicos e profissionais da pasta ou diretamente pela secretária Fernanda Richa.

A procura por informações sobre o programa Família Paranaense cresceu após a apresentação do painel sobre o programa. Os gestores que assumirão os cargos em janeiro estavam em busca de orientação sobre as formas de adesão ao programa e também sobre como é articulado o programa nas diversas esferas do governo.

Além dos esclarecimentos pontuais, também foram agendadas visitas técnicas como, por exemplo, em Jussara, São Carlos do Ivaí, Santo Antônio do Paraíso e Ortigueira, que recebe hoje atendimento prioritário e integral no Família Paranaense por ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Neste ano, o Governo do Estado já autorizou o repasse de R$ 5,7 milhões para municípios prioritários e que aderiram à metodologia do Programa Família Paranaense. Os recursos são direcionados especificamente para estruturação dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), compra de veículos e equipamentos de informática e também para o cofinanciamento do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) que acontece nas unidades.

“Entendemos a preocupação dos prefeitos eleitos e estamos alinhados para melhorar essas estruturas. Sabemos que o Cras é a porta de entrada para o acesso a uma vida melhor, mais digna e mais justa. É por isso que trabalhamos com dedicação para que as pessoas que por ali passem, alcancem seus objetivos e sua emancipação”, disse Fernanda Richa.

PROGRAMA – O Família Paranaense é um dos principais programas do governo do Estado e tem a meta de melhorar as condições de vida de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social até 2014.

Durante a permanência no programa, o Estado e as prefeituras oferecerão suporte para que cada família seja protagonista e conquiste sua autonomia e emancipação.

Todo o processo é monitorado e acompanhado por 17 secretarias estaduais e gestores municipais, coordenados pela Secretaria da Família. O atendimento das famílias que fazem parte do programa é realizado pelos Comitês Locais do Família Paranaense que ficam em diversas unidades de Cras em todo Estado.

Fonte : Portal Governo do Paraná