A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, abre nesta segunda-feira (7), às 19h, em Salvador (BA), a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Também estará presente o governador da Bahia, Jaques Wagner. Até quinta-feira (10), 2,2 mil representantes de todos os estados e convidados internacionais discutirão o tema “Alimentação adequada e saudável: direito de todos”.
O objetivo da conferência será construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar, por meio da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e da política nacional da área nos três planos de governo, com a participação da sociedade civil.
No primeiro dia, haverá oficina internacional e um espaço dedicado aos estandes. Para o segundo, discussões e debates sobre o tema do encontro. Os trabalhos em grupo, programados para o terceiro dia, serão divididos de acordo com eixos temáticos. As conclusões serão apresentadas à tarde, durante a plenária final.
Estão previstos, ainda, capacitação de indígenas, dois lançamentos de livros, 30 grupos de trabalho, exibição de documentários e dezenas de atrações culturais, rodas de conversas, seminários, painéis e debates.
A 4ª Conferência Nacional é uma realização do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Fonte: ASCOM / MDS