“Quero ser recebido e matriculado na dinâmica de trabalho desta Secretaria para que eu possa ajudá-la a atender os usuários dos seus serviços”. Este foi o primeiro pedido do novo secretário Cloves Benevides, durante a solenidade de transmissão de cargo na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Ele substitui Roberto Franca, que assumirá a Secretaria Executiva de Articulação do Governo do Estado.
Cloves Benevides disse que chega para contribuir com inovações na gestão e também para concluir o que já está no planejamento estratégico da SDSCJ. “Acredito numa gestão colegiada onde quem pauta a demanda é a área fim. Sei que a democracia exige que façamos essa escuta das demandas de quem está na ponta, por meio de um controle social na linha da garantia de direitos, sem assistencialismo”.
O novo secretário afirmou que o seu papel à frente da SDSCJ será o de ajudar a construir e melhorar as soluções para os grupos da população que mais necessitam das ações do Estado. A meta inicial é conhecer e trabalhar uma “agenda urgente”, que possibilite garantir a execução dos projetos em andamento. Outra prioridade é conversar e ouvir as demandas dos coletivos e conselhos de direitos.
Durante a transmissão do cargo, o ex-secretário Roberto Franca falou dos desafios que aguardam o novo secretário, entre eles o de garantir e executar as emendas parlamentares, principalmente em 2018, um ano eleitoral. Franca desejou sucesso a Benevides e agradeceu aos servidores, secretários executivos e outros gestores o apoio recebido durante os dez meses em que esteve à frente da SDSCJ.
Perfil – O novo secretário Cloves Benevides é mineiro, e estava à frente da Diretoria de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. Antes, em 2015, integrou a equipe de gestão do Executivo do Estado de Alagoas, na função de secretário adjunto de Políticas sobre Drogas e em seguida o de secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência.
Cloves Benevides também foi conselheiro de Juventude de Belo Horizonte (MG), assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, colaborando na articulação da mobilização para a aprovação da lei nº 9.294/96, de restrição ao uso do tabaco e seus derivados.
Em 2003, assumiu a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, vinculada à Secretaria Estadual de Esportes e Juventude – e posteriormente as áreas de Desenvolvimento Social e Esportes e em seguida e Defesa Social – onde permaneceu na função até o ano de 2015.
Foi assessor (2001) da Superintendência Municipal de Drogas de Betim (MG), primeiro órgão municipal temático sobre drogas do país. Na área social, Cloves Benevides atuou na assessoria de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais (Sedese).
Benevides também integrou diversos movimentos e entidades dentre elas a Associação Brasileira para Prevenção do Abuso de Drogas e a Associação Nacional pela restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas; foi membro dos Conselhos Estaduais de Direitos Humanos e de Defesa Social de Minas Gerais; presidiu o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais e secretário executivo do Comitê Coordenador da Agenda Interinstitucional da Política de Prevenção às Drogas daquele Estado.
da Ascom/SDSCJ