Noticias pelos estados

TOCANTINS: Setas capacita técnicos do NUDECA sobre implantação e funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Os técnicos da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da Setas realizam um encontro de formação para os técnicos do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA) sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes.

A gerente da Proteção Social Especial da Setas, Ruth da Silva Sampaio, disse que o objetivo é capacitar e orientar quanto a implantação e os parâmetros de funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes. “A Setas vem trazer informações técnicas e um passo a passo sobre a implantação e funcionamento do Serviço, todos os regulamentos e a documentação necessária”, destacou.

A capacitação foi uma solicitação dos técnicos do NUDECA. A defensora pública e coordenadora do Núcleo, Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, disse que a Defensoria Pública faz parte da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e tem o intuito de contribuir para a implantação do Serviço e garantir um acolhimento familiar mais especializado.

A formação é realizada pelas técnicas da Setas, Alynne Ferreira Rocha e Cássia Teixeira de Almeida Queiroz.

Família Acolhedora

É um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O Serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem.  

Para garantir o êxito do programa existe um trabalho social essencial que envolve, dentre outras coisas, seleção, preparação, mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio, além da articulação interinstitucional com demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Fonte: https://www.to.gov.br/