Noticias pelos estados

MARANHÃO – Mais de 150 alunos do Formando e Cozinhando retornaram às aulas da formação em Cozinha Básica neste mês

Em março, o programa social Formando e Cozinhando do Governo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), retornou às aulas da formação completa em Cozinha Básica na capital maranhense e nos municípios de Barreirinhas, Vila de Atins, Cururupu, Guimarães e Imperatriz. São mais de 150 alunos recebendo qualificação profissional na área da gastronomia, tendo como um dos principais objetivos a capacitação para geração de emprego e renda dos maranhenses de baixa renda e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  

“Essas aulas têm sido muito especiais. Uma das que mais gostei foi a aula sobre o aproveitamento integral de alimentos. Aprendemos a aproveitar todas as partes da abóbora, do quiabo e outros alimentos, porque muitas vezes existem partes que a gente pensa que não servem para consumo, mas, na realidade, fica muito gostoso”, destacou Antônia Sousa Viana”, aluna do município de Barreirinhas.  

Estão sendo ministradas aulas sobre Empreendedorismo e Marketing Gastronômico, Cozinha Maranhense e Raiz Ancestral na Cozinha Quilombola, Aproveitamento Integral de Alimentos, Panificação, Hambúrguer Artesanal, Confeitaria e Massas e Molhos. Aliando, dessa forma, fichas técnicas contemporâneas com a valorização da ancestralidade dos alimentos nos territórios maranhenses, fortalecendo a agricultura familiar e o desenvolvimento socioeconômico e cultural de cada localidade.  

“Temos trabalhado em municípios reforçando, principalmente, a importância do empreendedorismo e da valorização de alimentos e receitas ancestrais utilizando insumos das próprias regiões, a fim de que as produções se tornem mais sustentáveis e acessíveis para os empreendedores”, disse Pietra Freitas, chefe de cozinha do Banco de Alimentos e professora do Formando e Cozinhando.  

Todos os alunos selecionados, com formação superior a 160h de carga horária, recebem auxílio mensal, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), como Capital Semente e estratégia de incentivo para acesso e permanência nas salas de aula. Em abril, as aulas continuarão nos cinco municípios e serão abordados temas como Pizzaria, Bases, Cortes e Preparos Prévio de Alimentos, com professores, chefs de cozinha e nutricionistas referências em suas áreas. 

Fonte: https://sedes.ma.gov.br/