Notícias

STDS e Sine/IDT realizam mutirão para empregar pessoas com deficiência

A terceira edição do Dia D de Contratação de Pessoas com Deficiência reunirá nesta sexta-feira, 23 de setembro, de 8h às 17h, no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), em Fortaleza, 29 empresas que disponibilizarão 756 oportunidades de trabalho específicas para o segmento. Equipes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), do Sine/IDT e das empresas estarão dispostas em estandes para atender os trabalhadores, que podem sair já com uma vaga de emprego garantida. Para concorrer a um cargo, o candidato deverá apresentar Carteira de Trabalho (CTPS), RG, CPF, laudo médico da respectiva deficiência, comprovante de endereço e curriculum vitae (não obrigatório).

mercado-de-trabalho-para-pessoas-deficiente-e13615782221241

Como parte da programação da semana em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE) apresenta nesta quinta-feira, 22, a partir das 15h, o balanço das ações de inserção de PCDs no mercado de trabalho em 2015 e nos últimos cinco anos. A exposição dos dados será feita pelo superintendente Fábio Zech, e trará, ainda, números referentes às fiscalizações de empresas com obrigatoriedade do cumprimento da Lei de Cotas.

O Dia D é fruto de parceria entre Governo do Estado, por meio da STDS; Ministério do Trabalho (Mtb); SRTE/CE; Sine/IDT; e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e reúne, em um único espaço, empresas que querem contratar e trabalhadores com deficiência a procura de uma colocação.

Entre as empresas contactadas pela STDS e que ofertarão vagas estão: Beach Park Hoteis e Turismo S/A, Cometa Supermercados, Pinheiro Supermercados, CSN Serviços, Fribal, Fretcar, Marisol, Casa do Frango, Cialne, Colégio Christus, Cimento Apodi, Vicunha, Super Portugal, G Barbosa, Hapvida, Fujisan, Codisman, CBL Alimentos, CRC/Activox, Contax, Pão de Açúcar, Super Lagoa, Empresa Vega, Pague Menos, Casa PioCalçados, Aeris Energy, Faculdade Maurício de Nassau, Stik Elástico e Meireles & Freitas.

O Cepid e a capacitação profissional

Nos últimos dois anos, a STDS, por meio do SINE/IDT, inseriu 2.430 pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, em várias áreas e capacitou, através do Cepid e do programa Garantindo Acessibilidade, mais 866 PCDs. No Centro também treinam, mensalmente, cerca de 150 paratletas. Maior equipamento do Norte e Nordeste, com capacidade para atender 1.200 jovens e adultos, o Cepid é construído, dia a dia, por muitas figuras marcadas pela luta e pela perseverança de quem lida com barreiras físicas e atitudinais.

O Centro oferece completa estrutura para formação profissional, intermediação e inserção no mercado de trabalho desse segmento, que representa quase 28% da população cearense.A unidade dispõe de salas de aulas, laboratórios para capacitação nas áreas de informática, de hotelaria, além de capacitação nas áreas de comércio, serviços administrativos, indústria criativa, bem como cursos de Libras e unidade de atendimento do Sine/CE. Possui também academia de baixo impacto, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa; e salas de convivência com cafeteria.

Fonte: Assessoria de Comunicação da STDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *