O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), em parceria com a Secretária de Estado da Saúde (SES) e a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM), lançou a Campanha Outubro Rosa alusiva à saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama. Houve ainda a iluminação do prédio da Seasc.
Durante todo o mês de outubro, as secretarias estaduais farão serviços e ações voltadas ao cuidado com a saúde física e mental das mulheres, bem como a conscientização sobre a importância do autoexame e consultas preventivas. A primeira-dama do Estado e secretária da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, abriu o evento destacando a importância e o impacto de debater sobre o bem-estar feminino.
“A Seasc e todas as secretarias do governo se juntaram nessa força-tarefa, porque entendemos a importância de fortalecer e levar para as mulheres uma mensagem de acolhimento e conscientização sobre o autoexame e para a sociedade ter um olhar mais atento sobre a saúde feminina. Preparamos diversos serviços e ações que abraçam diversos públicos como as Pessoas com Deficiência, a comunidade LGBTQIAPN+, comunidades tradicionais, entre outras. É uma campanha muito significativa”, falou a gestora.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, frisou que essa pauta mostra que tem uma relevância ainda mais sensível, que é a proximidade com a comunidade. “Todo mundo aqui tem alguma história, conhece alguém próximo ou na família ou algum amigo que que vivenciou essa luta. Então, esse momento aqui, enquanto time do governo, é único. Estar aqui com essas informações, essas ações, buscando apoio de vocês para que a gente construa um futuro melhor representa muito. Meu desejo é que a gente aproveite esse mês também para batalhar em outras frentes que envolvem a saúde da mulher”, disse o secretário.
Além da Seasc, SES, SPM, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc), o instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Serviços do Estado de Sergipe (Ipesaúde) e a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) também irão desenvolver ações em alusão à Campanha Outubro Rosa.