Noticias pelos estados

PERNAMBUCO: sedia 23º Congemas, maior evento de Assistência Social do Brasil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), por meio de sua Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), participa do 23º Encontro Nacional do Congemas – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O evento foi aberto pelo presidente do Congemas e secretário municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu (PR), Elias Sousa de Oliveira, recebido ao som de uma orquestra de frevo, com passistas, e coro de “Parabéns pra Você”, por ser o aniversariante do dia. O discurso inaugural deu o tom às falas que se seguiram, apontando para os últimos quatro anos como de desconstrução da política socioassistencial.

Prefeitos e prefeitas de diversos municípios do Brasil; secretários e secretárias nacionais, estaduais e municipais; gestores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); representantes da sociedade civil organizada e parlamentares reforçaram, no palco e na plateia, o nível de prioridade envolvendo os temas atrelados ao setor.

Um público estimado em 2.000 pessoas, oriundas de 26 estados, transformou o Centro de Convenções numa “aquarela brasileira” com sotaque pernambucano. Yone Dias, Suzely Denys, Mariane de Souza e Silvana Rizzato, quarteto que veio de Araçatuba (SP), afirmaram que a expectativa para o encontro já era alta, mas, diante da magnitude da acolhida, tinham certeza de que iria além do esperado.

Do município de Plácido de Castro, no Acre, fronteira com a Bolívia, Patrícia Andrade, Silvana e Shirley Góes, conhecendo o Recife pela primeira vez, ansiavam pela troca de experiências, de modo a levar conhecimento para sua cidade natal de 23 mil habitantes.

Rúbia Mendes e Adriana Borsato, respectivamente coordenadora do CRAS e secretária de Assistência Social de Santa Rita do Trivelato, no Mato Grosso, acompanhavam Dirce Hoepers, primeira-dama do município de 4 mil habitantes. O plano era se desdobrarem para aproveitar ao máximo a programação.

Sob o tema geral “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”, o encontro terá, ao longo dos três dias, onze painéis temáticos, cinco conferências simultâneas e mais onze oficinas de capacitação. Entre as discussões está a retomada do financiamento para garantir a ampliação da oferta de serviços em todo o Brasil.

O objetivo principal é dialogar, dentre outros tópicos, a respeito do novo desenho do Bolsa Família; estratégias nacionais e locais para eliminação da fome e da pobreza no Brasil; proteção social para a primeira infância; população em situação de rua e a situação dos migrantes. O evento é o maior da área no país, reunindo gestoras/es e técnicas/os de Secretarias de Assistência Social de 5.570 municípios brasileiros.

Os participantes terão a oportunidade de debater com as/os representantes do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) as estratégias e metas do Plano Brasil sem Miséria, a política de cuidados para a população mais vulnerável do Brasil, os caminhos para a sustentabilidade e o aprimoramento do SUAS.

“Nossa responsabilidade como estado-sede se torna ainda maior quando pensamos que este é o primeiro encontro do Congemas após um período no qual vivenciamos a desconstrução do SUAS. Temos em comum o desejo de mudança e essa mudança só ocorrerá por meio da ação coletiva, estratégica e organizada. É fundamental fortalecer os colegiados estaduais, a CIT, as CIB, os Conselhos, os Fóruns, porque só por meio do diálogo, do respeito às diferenças e da construção coletiva o SUAS será reconstruído”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral.

“O Encontro Nacional do Congemas é um evento de grande importância para a Assistência Social brasileira. Temos a alegria de ver esse evento ser realizado em solo pernambucano, com a oportunidade de participação de muitos de nossos colegas, gestores dos municípios de nosso Estado e do Nordeste, debatendo temáticas de grande relevância com gestores e gestoras do Brasil inteiro, além de técnicos e servidores do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, acrescenta Carlos Braga, titular da Secretaria Executiva de Assistência Social.

Sobre o Congemas
O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília – DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

Fonte: https://www.sdscjpvd.pe.gov.br/