Sem categoria

GOIÁS: Goiás Social entrega equipamentos para comunidade indígena dos Tapuias em Rubiataba

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou as entregas do Goiás Social para a comunidade dos Tapuias, em Rubiataba. Ao todo, 21 pessoas da Aldeia Carretão foram contempladas com maquinários e equipamentos para melhoria na produção da Casa de Farinha e derivados do leite. 

A ação faz parte do Crédito Social, além de parcerias com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa). Foram entregues descascadora e lavadora, prensa hidráulica, forno elétrico, seladora, cocho, ralador/triturador, torrador, além de utensílios para produção de queijo, como fogão, balança, panelas entre outros, que compõem a preparação de derivados do leite.

O titular da Seds, Wellington Matos, que participou das entregas, reforçou a importância da entrega para a comunidade. “São produtos que eles já têm uma expertise, já fabricam aqui há algum tempo, mas precisavam desse apoio na aquisição de novos equipamentos. Isso vai possibilitar que a comunidade tenha uma renda adicional e possa ter sua independência financeira a partir de agora”, destaca. 

As entregas totalizam o valor de R$ 59.990 do Crédito Social e vai trazer mais praticidade para o trabalho dos Tapuias. “É algo que nunca teve na Casa de Farinha e chegou agora, vai ajudar muito as mulheres a desenvolverem o trabalho. O Governo de Goiás tem nos apoiado com vários benefícios e a gente espera que chegue mais, já que é muito importante recebê-los”, comemora o cacique da aldeia, Dorvalino Borges. 

Fonte: https://www.social.go.gov.br/