Noticias pelos estados

Ônibus Lilás atende 1.450 mulheres nas regionais de Londrina e Maringá

A unidade móvel de atenção à violência contra mulheres, o Ônibus Lilás, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, passou pelas regionais de Londrina e Maringá nas últimas duas semanas. Cerca de 1.450 mulheres participaram das ações em 11 municípios.

O veículo passou por Maringá, Sarandi, Ourizona, Mandaguaçu, Nova Esperança e Uniflor, na regional de Maringá. Já na regional de Londrina, os municípios foram Rolândia, Cambé, Ibiporã, Florestópolis e Porecatu. Além de orientações, a unidade realiza encaminhamentos, quando necessário, e oferece atendimento psicológico e jurídico para as vítimas de violência.

AÇÃO – De acordo com a chefe do escritório regional de Maringá, Akemi Nishimori, muitas mulheres puderam compreender mais sobre seus direitos. “Muitas nem sabiam que o que estavam passando era uma violência. Agora elas poderão buscar auxílio e sair dessa situação”, explica a chefe.

Para a secretária municipal de Assistência Social de Ourizona, Natalha Volpato, a ação impacta não apenas as mulheres, mas a comunidade como um todo. “O ônibus convida os próprios moradores a darem um basta às agressões contra a mulher, sejam elas sexuais, psicológicas ou físicas, mobilizando também os homens para a importância de repensar seus atos”, enfatiza Natalha.

Segundo a chefe do escritório regional de Londrina, Deise Tokano, a procura por ajuda é difícil, principalmente devido ao constrangimento e medo de consequentes reações do agressor. “Por isso o trabalho da proteção e do combate à violência contra a mulher tem que ser sólido, contínuo e duradouro, para que possamos encorajar as que estão nesta situação e acabar com todas as violações de direitos”, salienta a chefe.

Deise também reforça que a unidade móvel é um equipamento de acolhimento das mulheres que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. “A ideia é também fortalecer a rede de proteção dos próprios municípios, para que as vítimas se sintam amparadas e protegidas onde quer que estejam”.

UNIDADE – O veículo é preparado e equipado com espaço individual e sigiloso para orientação e atendimento. O objetivo é ampliar a prestação de serviços públicos a mulheres distantes dos centros urbanos e encaminhar situações a outros órgãos, quando necessário.

 

da Ascom/SDR