O início da 63ª Exposição Agropecuária do Maranhão (EXPOEMA), evento realizado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A EXPOEMA, que acontecerá dos dias 03 a 10 de setembro no Parque Independência, reunirá diversas atrações culturais locais e nacionais, além de promover o desenvolvimento econômico, cultural e social, movimentando o setor agropecuário com exposições e oportunidades de gerações de negócios.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estará presente em todo o período da Expoema e contará com duas praças de alimentação do Mais Renda, gerando renda e oportunidade a 33 beneficiários do programa. Também serão realizadas as aulas inaugurais da 3ª turma do Formando e Cozinhando, destacando a importância da gastronomia regional nas festas e celebrações que fazem parte da nossa formação e cultura local.
“Ressaltamos a importância das feiras agropecuárias e tecnológicas, que ajudam a levar para o cidadão urbano um pouco do campo e do dia a dia dos produtores rurais de alimentos e animais de vários tipos e regiões. Aproveitaremos esse momento para darmos início à 3ª turma do Formando e Cozinhando, já ministrando aulas sobre a culinária regional do nosso estado”, disse Ana Gabriela Borges, coordenadora do projeto social.
Além disso, nos períodos vespertino e noturno, serão oferecidos serviços de consultoria acerca dos programas sociais, plantão tira-dúvidas sobre Cadastro Único e Bolsa Família, palestras, negociação de débitos de energia elétrica em parceria com a Equatorial Maranhão e sorteio de brindes para os clientes presentes.
“O Governo do Maranhão tem sido um grande parceiro da Expoema, evento importante para o nosso estado e que movimenta vários setores com geração de renda e oportunidade. Estaremos reforçando as ações com duas praças de alimentação do Mais Renda, iniciaremos a 3ª edição do Formando e Cozinhando e ainda contaremos com ações de cidadania, tirando dúvidas, dando consultoria sobre programas sociais e, em parceria com a Equatorial Maranhão, negociando débitos de energia elétrica”, afirmou o secretário da Sedes, Paulo Casé.
Em 2022, segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), a Expoema movimentou cerca de R$ 52 milhões, com expectativa de público alcançada de 280 mil pessoas. Em 2023, a entrada custará 1 kg de alimento não perecível, com programações culturais todos os dias. Dos dias 3 a 5 de setembro, das 20h às 0h30; e de 6 a 10 de setembro, das 20h às 2h
Fonte: https://sedes.ma.gov.br/