Sem categoria

Mais vagas para qualificação profissional em Pernambuco

 

Doze municípios de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes serão beneficiados com 5.353 vagas para qualificação profissional. A ação, uma das estratégias de combate à pobreza extrema do Plano Brasil sem Miséria, integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A medida vai contemplar diretamente os beneficiários dos programas de transferência de renda no estado, que serão qualificados em diversas áreas pelos serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac), Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As aulas estão previstas para começar dentro de três meses.

Segundo a secretária de Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca, das 60 mil vagas colocadas à disposição em 161 municípios brasileiros, cerca de 9% pertencem a Pernambuco. “Esperamos melhor inserção no mundo do trabalho”, destacou a secretária.

O Pronatec Brasil Sem Miséria pretende capacitar 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada, com carga horária entre 160 e 400 horas.

A partir de agora, os gestores municipais precisam divulgar as vagas, fazer o acompanhamento dos selecionados para os cursos e mobilizar o empresariado para inserção dos beneficiários no mundo produtivo. Nos municípios, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão responsáveis por fazer a pré-matrícula dessas pessoas. Caberá ao MDS, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), identificar, a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, verificar se os selecionados pelos municípios preenchem os requisitos.

A secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social de Pernambuco, Ana Rita Suassuna, explicou que os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão concentram 48% da população pobre no estado.

Segundo ela, “as ações de busca ativa realizada em Pernambuco – que corresponde ao trabalho de identificação das pessoas em situação de extrema pobreza que ainda não estão cadastradas no Cadastro Único – já incluíram cerca de 25 mil famílias no banco de dados dos programas sociais do MDS. Deste total, 15 mil estavam em situação de extrema pobreza.

Fonte: Ascom / MDS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *