Sem categoria

Cadastro Único apoia BNDES na seleção para ingresso no Jovem Aprendiz

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um importante instrumento para diversas políticas e programas. E agora ganhou uma nova utilidade: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) começou a usar a ferramenta para selecionar os estudantes que participam do programa Jovem Aprendiz, destinado a adolescentes entre 14 e 17 anos. A instituição é a primeira empresa estatal que usa o banco de dados do governo federal em uma seleção.

Participam do cadastro as famílias que têm renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos. Por meio dele são definidos os beneficiários de programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Telefone Popular. A inscrição é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou em postos municipais de cadastramento.

De acordo com o BNDES, recorrer ao Cadastro Único é uma forma de garantir que a família de fato necessita do programa Jovem Aprendiz e que está entre aquelas que são alvo das políticas públicas. O BNDES instituiu o programa em 2007 e desde então já recebeu 134 adolescentes.

Ascom/MDS