A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania(Sasc), por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos, e a Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério da Justiça realizarão, nos dias 06, 07 e 08 de novembro, uma agenda de compromissos, com reuniões, audiências e visitas, sobre o combate à intolerância religiosa.
A agenda tem como objetivo apresentar o relatório de 2011-2015 produzido pela Secretaria Nacional de Cidadania, discutir ações conjuntas e firmar o pacto no Piauí contra a intolerância e violência religiosa. Na oportunidade, a consultora da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério da Justiça, Andrea Leticia Guimarães, estará em Teresina para fazer uma apresentação das práticas de intolerância religiosa que têm ocorrido no Brasil, conforme relatório.
“No Piauí, recentemente, alguns terreiros foram invadidos, símbolos religiosos foram quebrados. Uma prova cabal de que, infelizmente, ainda não há respeito com as crenças e pensamentos religiosos de cada um. Um processo que tem nos preocupado muito, pessoas que têm sido proibidas de viverem sua fé”, afirmou a diretora da Diretoria de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva. “Essa agenda de compromissos vem para que possamos debater, encontrar respostas para tanta intolerância, bem como soluções e, claro, fazer valer os preceitos da Constituição Federal no que diz respeito ao assunto”, concluiu.
Programação
Dia 06/11/2017
- 09h – 10h30 – Reunião na Universidade Estadual do Piaui, no Auditório do GERATEC;
- 10h30 – 12h – Audiência com na Sasc com o Secretario de Estado da Assistência e Cidadania e Gestores Públicos responsável pela pauta de Direitos Humanos
- 12 h – Audiência com Secretario de Governo Merlong Solano do Estado do Piaui – Palácio de Kanark.
- 18/h – Reunião com os movimentos sociais no Memorial Esperança Garcia
Dia 07/11/2017:
- Agenda com canais e Portais de Comunicação do Estado do Piauí;
- 9 h – Audiência na Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e Gestores Públicos responsáveis pela pauta dos Direitos Humanos
- 11h – Reunião na Prefeitura Municipal de Teresina com a Gerente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos
- Vista aos Terreiros da Mae Gardênia(às 18h) e Mãe Eufrazina(às 19h)
- Ritual na casa da Mãe Eufrazina
DIA 08/11/2017:
- 9h – Visita ao Terreiro da Mãe no município de Pedro II