A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, por meio do Programa Estadual de Educação Permanente do SUAS-EducaSUAS deu início hoje (04) ao novo ciclo de capacitações dirigido aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais da Política de Assistência Social. A solenidade de abertura contou com as participações do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Darci Lauermann; da diretora do Departamento de Assistência Social da SDSTJDH, Michele Marques Gonçalves; e de representantes da Emater-RS, Inês Argenta, COEGEMAS, Lenara Balin, Famurs, Elisete Ribeiro Lopes, Conselho Estadual de Assistência Social, Simone Romanenco, e Núcleo Estadual de Educação Permanente, Eunice Maria Viccari.
A iniciativa conta com a parceria da Emater, Núcleo de Educação Permanente do SUAS-NUEPSUAS/RS, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social-COEGEMAS e Conselho Estadual de Assistência Social-CEAS, totalizando nove encontros quinzenais a serem realizados sempre as sextas-feiras, das 08:30 as 17h.
O secretário Darci Lauermann destacou a importância do trabalho dos gestores: “São vocês que farão com que nossas ações cheguem ao interior, a quem precisa. Uma capacitação, para que seja produtiva, depende do trabalho que vocês realizarão. Por isso a importância desse treinamento” ressaltou.
A representante da EMATER-RS, Inês Argenta, falou da parceria na capacitação dos gestores que segundo ela presa ser mantido e ampliado. Inês Argenta fez referência, ainda, a relevância da qualificação que “em momentos de falta de recursos torna-se fundamental para que os serviços públicos atinjam a quem precisa”
Nesse primeiro encontro o tema em debate foi “Gestão Financeira e Orçamentaria”, onde foram abordados assuntos pertinentes ao Fundo Estadual de Assistência Social-FEAS e Fundo Nacional de Assistência Social-FNAS (Blocos de Financiamento e Prestação de Contas).
da Ascom/SDSTJDH