A partir do dia 7 de agosto, uma série de atividades deve mobilizar jovens gaúchos de mais de 60 municípios, em comemoração à Semana Estadual da Juventude. São ações culturais e de cidadania, serviços, ciclos de debates e palestras, competições esportivas e concursos educativos promovidos pelo Departamento Estadual de Políticas para a Juventude (DPJ) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTDJDH). A expectativa é de que mais de 300 jovens de cada cidade participem da programação.
Em sua 2ª Edição, a Semana Estadual da Juventude vai oferecer uma programação ampla e variada. O calendário já tem ações agendadas entre 7 e 19 de agosto. As atividades estão sendo promovidas com o apoio de entidades parceiras, secretarias de Estado e coordenadorias e departamentos de juventude de diversos municípios do Rio Grande do Sul.
O diretor do DPJ, Ricardo Bassi, explica que o objetivo é “contribuir com o debate sobre políticas públicas para a juventude, envolvendo a juventude em encontros, reuniões e palestras para refletir sobre questões diversas como cultura de paz, sexualidade, trabalho e educação”. Ele ressalta que o envolvimento de diversos setores do governo e da sociedade é uma das principais características desta edição. “A juventude gaúcha será beneficiada por atividades promovidas pela iniciativa privada, sociedade civil, movimentos juvenis e órgãos públicos, o que vai possibilitar a construção de discussões mais sólidas e plurais estimulando a participação desses jovens em espaços gerais de decisão política”, afirma Bassi.
Confira a programação completa da semana clicando aqui: CALENDÁRIO DE ATIVIDADES SEMANA ESTADUAL DA JUVENTUDE 2017 PDF (.pdf 265,20 KBytes)
A Semana Estadual da Juventude foi instituída pela Lei Estadual 14.723/2015, e faz parte do Calendário Oficial de Eventos. Ocorre anualmente, na semana do Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto.
da Ascom/SDSTDJDH)