Notí­cias gerais

Secretária da Paraíba representa o FONSEAS no Encontro do Nordeste

Cerca de mil pessoas, entre gestores, conselheiros, trabalhadores e usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de todos os estados do Nordeste participam do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), no Centro de Convenções de Natal (RN) para discutir o Plano Decenal do SUAS e diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

A abertura oficial, ontem (28) pela manhã, contou com as presenças da secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, do presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha, da secretária adjunta da Sethas, Maira Almeida e da presidente do Coegemas, Gorette Gabriel Soares. “Que esse encontro seja mais do que técnico, seja um encontro para reafirmarmos o compromisso com a assistência social do nosso país”, afirmou Ieda Castro.

Democracia e Assistência Social 

Representou o FONSEAS na abertura do Encontro e no Painel sobre o Plano Decenal do SUAS a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Cida Ramos. A secretária abordou o momento político e previu repercussões graves para a Política Pública de Assistência Social, caso seja aprovado o impeachment da presidente Dilma. “A proposta já apresentada pelo vice-presidente Michel Temer é de redução do estado”, afirmou a secretária. Ela citou que o programa prevê a desvinculação de benefícios da Previdência do salário mínimo e a criação de um comitê independente para avaliar anualmente a continuidade ou o fim de programas e projetos estatais. “Conclamo os gestores a se posicionarem sobre a democracia e a situação que estamos vivendo”, afirmou a secretária.

Durante o Painel sobre o Plano Decenal do SUAS, a secretária defendeu a importância do diagnóstico regionalizado e que as especificidades regionais sejam consideradas. Destacou, também, que o Plano Decenal se relaciona a um Projeto de Nação e que dois elementos devem norteá-lo: um ético, referente a que tipo de política pública “nós queremos ter daqui a dez anos” e outro político, que deve traduzir como operacionalizar isso, afirmou.

29/03/2016

Assessoria do FONSEAS E DA SETHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *