Noticias pelos estados

Rio Grande do Sul: Equipes da Secretaria de Assistência Social visitam municípios atingidos pelas enchentes

A Secretaria de Assistência Social (SAS) está se mobilizando para auxiliar os municípios afetados pelas chuvas intensas dos últimos dias. As ações incluem apoio para organização de abrigo e orientações sobre como acessar benefícios disponíveis tanto no âmbito estadual quanto federal, além de ajuda para cadastrar desabrigados no programa estadual Volta por Cima – que oferecerá auxílio financeiro às famílias atingidas.

Uma equipe de sete técnicos da SAS foram a Roca Sales e Muçum para orientar sobre o cadastro, realizar diagnóstico de necessidades de assistência social, orientar sobre abrigos e atender pessoas afetadas pela enchente. Outras duas equipes percorrerão os municípios de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado e Santa Tereza com a mesma finalidade.

No feriado de 7 de setembro, por orientação do secretário Beto Fantinel, a SAS organizou uma Força Estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas) solicitando, a todos os municípios não atingidos, a disponibilização de técnicos de assistência social para apoio nas cidades afetadas.

“Fizemos uma chamado e a resposta foi imediata. Há lugares que precisam urgentemente de apoio. Daqui para frente este trabalho será cada vez mais amplo e intenso”, assegura o secretário adjunto da pasta, Gustavo Saldanha.

Os municípios de São Leopoldo e Faxinal do Soturno disponibilizaram técnicos para reforçar a equipes da SAS. O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) é parceiro da pasta na mobilização dos municípios para enviar técnicos.

“Estamos visitando e nos aproximando de cada município atingido para organizar as políticas de assistência necessárias, identificando quais os serviços específicos mais urgentes em cada localidade”, conta Saldanha.

Prevenção

É importante se cadastrar para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Para isso, basta enviar o CEP do endereço, por SMS, para o número 40199. Em seguida, chegará uma confirmação e, a partir daí, o usuário receberá as informações.

Também é possível fazer o cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Fonte: https://estado.rs.gov.br/