A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, em sua palestra no último dia do 24º Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Teresina, no Piauí, falou sobre o panorama da vigilância socioassistencial nos municípios do Nordeste a partir de dados do Censo Sistema Único de Assistência Social.
A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas diante das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios, além do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial à população em situação de vulnerabilidade.
O tema do Encontro do Congemas é “O Sistema Único de Assistência Social e as diversidades socioterritoriais: novas estratégias dos entes federados na superação das desproteções sociais e das violações de direitos”. E o lema é “Proteção Social: articulação entre Estado e municípios para garantia dos Direitos Sociais”.
De acordo com ela há desafios para implantar e realizar a função da Vigilância Socioassistencial nos estados e municípios e nas ações realizadas por estes entres na região Nordeste no planejamento e execução do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-SUAS).
Iris Oliveira falou sobre a criação do Grupo de Trabalho Socioassistencial do Nordeste no âmbito do Consórcio Nordeste, em 2020, a partir do Comitê Técnico de Assistência Social da Câmara Temática do Consórcio Nordeste. Objetivo do GT foi produzir, organizar e sistematizar as informações para atender e subsidiar o planejamento e as demandas oriundas do Comitê Técnico.
Iris Oliveira representou a SETHAS RN e o Fórum Nacional de Secretárias e Secretários de Assistência Social (Fonseas) como vice-presidente regional Nordeste.
Fonte: http://www.sethas.rn.gov.br/