Notí­cias gerais

Racismo é tema central da redação do Enem

A redação da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) convidou os candidatos a dissertar sobre Os Caminhos para Combater o Racismo no Brasil. O assunto, segundo os estudantes, é de praxe nas rodas de conversa. Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio Ednilson Alves, foi fácil escrever sobre o tema.

“Todo mundo sabe falar um pouco sobre isso”, definiu. Esta é a segunda vez que o candidato realiza o exame e pretende ingressar no curso de Educação Física. “Não sei se foi só impressão, mas achei que neste ano as provas estavam mais difíceis”, disse

A paratleta Jéssica Campos, 23 anos, também gostou do tema. “É um assunto fácil de falar, porque, quando a gente já tem um conceito, ele se torna uma coisa óbvia”. Fazendo o Enem pela primeira vez, Jéssica considerou o exame mais fácil do que pensava.

“Por ser a primeira vez que eu estou fazendo, achei mais fácil do que as pessoas falam”, garantiu. “Claro que não vou dizer que acertei tudo, mas a gente coloca uma proporção tão maior na nossa cabeça, que acaba não sendo tão difícil como a gente imagina”.

Alan Pereira, aluno do 2º ano do Centro Educacional Gisno, em Brasília, achou a prova difícil, mas afirmou que estava preparado. “Eu tive muito tempo para estudar”, disse. Sobre a temática, o estudante aproveitou para levantar a bandeira da raça humana. “Para mim não tem essa, os seres humanos são todos iguais”.

Cerca de 277,6 mil candidatos de 165 municípios estavam aptos a fazer as provas neste fim de semana. Eles tiveram o exame adiado devido à ocupação das instituições de ensino nas quais fariam as provas na data oficial de aplicação, em 5 e 6 de novembro.

Além da redação, os candidatos fizeram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial deverá ser divulgado na quarta-feira, 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado final do Enem está previsto para ser revelado no dia 19 de janeiro do próximo ano.