Notí­cias gerais

Prefeituras devem atualizar dados no cadastro do Sistema Único de Assistência Social

suas

Muitos municípios brasileiros começaram 2017 com mudanças nas prefeituras. Uma das primeiras ações para os gestores é a atualização dos dados municipais no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas). O cadastro reúne informações de prefeituras, órgão gestor, fundo e conselho municipal, entidades socioassistenciais e trabalhadores do Suas.

De acordo com o coordenador-geral da Rede Suas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Frederico Palma, a atualização das informações deve ser feita o quanto antes. “Nas próximas semanas, por exemplo, vamos lançar o Plano de Ação da Rede. Se o secretário municipal de assistência social não estiver cadastrado, ele não terá acesso ao sistema e, consequentemente, o município será prejudicado”.

Todos os municípios foram informados sobre a necessidade da atualização dos dados ainda em 2016. O acesso ao CadSuas é feito por meio do Sistema de Autenticação e Autorização (SAA), com login e senha individualizada para cada usuário. “É importante que os trabalhadores da assistência social acionem os prefeitos para que os dados sejam atualizados”, destaca o coordenador.

Caso o município não possua acesso ao sistema ou tenha qualquer dúvida sobre o procedimento, deve entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, preferencialmente pelo telefone 0800 707 2003 (opção 2 – Ass. Social e depois opção 4 – gestor, conselheiro ou técnico) ou pelo e-mail rede.suas@mds.gov.br.

 

Fonte: Ascom/MDSA