Noticias pelos estados

Pará: Seaster reúne gestores municipais para discutir os desafios do SUAS no Pará

Conferencistas, conselheiros da assistência social e pesquisadores debateram melhorias na execução dos serviços socioassistenciais prestados por meio dos municípios.

Mais de 90 municípios estiveram representados no 3º Encontro de Gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Estado do Pará, realizado durante a última terça-feira (12), em Belém, sob organização das equipes da Coordenadoria de Educação Permanente da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). 

Durante todo o dia, gestores municipais discutiram as potencialidades e os desafios do SUAS no estado. A implementação da vigilância socioassistencial, as diversidades e a intersetorialidade como processo de construção compartilhada também tiveram destaque no debate.

O evento reuniu conferencistas nacionais, regionais e locais, além de conselheiros da assistência social e pesquisadores de instituições públicas.

“Fazer a discussão da gestão do SUAS é fundamental. O Encontro de Gestores tem propiciado uma série de reflexões no sentido de avançar na reconstrução do SUAS e consolidar a política de assistência social na ótica de direitos. A importância de espaços e momento como esse nos garante poder articular, integrar nossa demanda e construir, juntos, a política pública”, reforçou Gissele Carrara, representante da Secretaria Nacional de Assistência Social, que participou da mesa de abertura e das mesas de debate. 

A Seaster é responsável por aprimorar os processos de trabalho desenvolvidos por equipes municipais no âmbito da assistência, e aperfeiçoar, por meio do apoio técnico, do assessoramento e da capacitação, os serviços e ações desenvolvidos por trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Este ano temos sentido o impacto de um governo federal presente, que tem estado lado a lado com a gestão estadual, participando dos eventos, incentivando a realização. Para nós, a assistência social vem como linha de frente, como um trabalho primordial, principalmente para aqueles quem mais precisam do Estado. Por isso, eu sempre reforço a importância de buscarmos atualizações, de estarmos reunidos para avançar. Estamos vivendo um novo tempo”, frisou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

Segundo o representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Heitor Pinheiro, essas atividades, além de formativas, agregam melhorias na execução dos serviços prestados por meio dos municípios.

“Fortalecer o SUAS através de capacitação é super importante. Nós, gestores, trabalhadores e os próprios usuários precisamos, cada vez mais, de momentos como esse, para entendermos, dialogarmos e apontarmos para rumos, para as perspectivas de fortalecimento da assistência social no Pará. Precisamos debater sobre o SUAS que temos, que queremos e o SUAS que precisamos”, avaliou.

Fonte: http://www.seaster.pa.gov.br/