Notí­cias gerais

ONU abre inscrições para prêmio internacional de serviço público

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com as inscrições abertas para a Edição 2018 do Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNSP), o mais importante reconhecimento internacional de inovação e excelência do serviço público. Os projetos podem ser inscritos até o dia 7 de fevereiro através do site https://publicadministration.un.org/en/UNPSA.

Este ano, a premiação conta com três categorias diferentes: Alcance dos mais pobres e mais vulneráveis através de serviços inclusivos e parcerias; Tornando as instituições inclusivas e garantindo participação na tomada de decisões e Promoção de serviços públicos sensíveis ao gênero para alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – orientações para as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos definidas pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Quaisquer instituições do setor público (a nível nacional, estadual e municipal) dos países membros da ONU estão aptas a participar. As iniciativas devem ter sido implementadas há, pelo menos, dois anos, com os resultados devidamente documentados.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o Fórum do Serviço Público das Nações Unidas, em Marrakesh, Marrocos, no dia 23 de junho – data em que se comemora o Dia Internacional do Serviço Público.

Lançado em 2003 para prestigiar as realizações criativas e contribuições de instituições públicas de todo o mundo, o UNPSA está alinhado com os ODS e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que corresponde ao conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas rumo ao desenvolvimento sustentável. Diversas iniciativas brasileiras já foram premiadas em edições anteriores (confira na aba Past Winners).