Há duas semanas para o fim de 2012, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) comemora o número de 1,8 milhão de usuários atendidos nas oito Casas da Cidadania até novembro deste ano. O montante representa um aumento de 400 mil atendimentos em relação ao número registrado em 2011.
A meta do Governo do Estado é ampliar a quantidade de Casas da Cidadania para oferecer praticidade à população que busca retirar documentos como identidade, carteira de trabalho, ou ainda resolver questões ligadas à telefonia, água, veículo e outros.
Outras unidades devem ser inauguradas nos municípios de Alhandra, Piancó, Picuí, Pombal, Santa Rita, Sapé e Sousa.
Ranking – Na escala de atendimento das Casas, a unidade de Tambiá (João Pessoa) ficou em primeiro lugar com 639.712 atendimentos. Em segundo lugar Campina Grande (347.205), seguida dos bairros de Jaguaribe (346.413) e Manaíra (128.986) também na Capital.
Em quinto lugar, aparece a Casa da Cidadania de Guarabira (102.874), em seguida Patos (94.751), Cabedelo (62.410). A Casa da Cidadania de Mangabeira, inaugurada no final de abril deste ano, atendeu 51.375 pessoas.
Serviços – Entre os serviços mais procurados está o Detran, implantado em todas as unidades, que registrou 2,7 milhões de atendimentos. Em segundo lugar, aparece o Pague Fácil, que só não existe em Manaíra, com 371.984 atendimentos.
Já em terceiro lugar vem a AETC com 240.037 atendimentos e só funciona na Casa da Cidadania de Tambiá. O Instituto de Policiamento Científico (IPC) ficou em quarto lugar com 129.499 registros de atendimento e está implantado em todas as unidades.
As Casas da Cidadania juntas contam com 520 servidores e disponibilizam quase 30 serviços ofertados por instituições públicas e privadas como Cagepa, Detran, Procon, Polícia Federal (passaporte), Polícia Civil (boletim de ocorrência), Pague Fácil, Sine, INSS, Oi, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça, Defensoria Pública entre outros.