Notí­cias gerais

Ministro fará visitas a Estados para lançar Primeira Infância

O ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, anunciou nesta quarta-feira(22), durante a 153° Reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília, que em março visitará todos os estados para convocar os municípios a aderirem ao Programa Primeira Infância. As visitas começam logo após o Carnaval e terminam dia 31, em Fortaleza, quando ele participa de Seminário Internacional da Infância.
“Esse é um ano de plantação. O Primeira Infância não vai ainda funcionar na velocidade que a gente quer. Mas começando agora, em 2018, já estará em um ritmo bem melhor” afirmou o ministro.  Na conversa com representantes do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas)  – presente com 20 estados –  ,  do Conselho Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas} e do Conselho Nacional da Assistência Social(CNAS),  Terra mostrou  os números dos investimentos que o Governo tem feito na área social.
“A boa notícia é que pelo segundo mês consecutivo – janeiro e fevereiro- o bolsa família não tem fila de espera. Todos aqueles que pediram o benefício foram atendidos” disse. Segundo ele há previsão de aumento no valor em julho.
terr
Sobre o Primeira Infância, Terra disse que a ideia é financiar 100% para os municípios que aderirem e cumprirem os critérios do programa. Ele disse ainda que já enviou solicitação aos governadores para que convoquem os prefeitos das cidades que já mostraram interesse, chamando-os para o encontro com ele, no lançamento que fará aos estados. O primeiro seria dia 3 de março.
Terra anunciou ainda uma série de melhorias como o aumento do repasse para a Proteção Social Básica e prêmios para a Prefeitura que conseguir diminuir número de inscritos no bolsa família através de incentivos municipais. O presidente do Fonseas, Josbertini Clementino, apresentou pedido dos secretários do Fórum de uma audiência para apresentar sugestões de melhoria no Primeira Infância, no que foi aceito. A data será ainda definida.
da Assessoria de Comunicação do Fonseas/Texto: Paulo Rogério