Noticias pelos estados

Maranhão: Projeto Sabores e Saberes realiza oficinas e distribuições de alimentos no Centro Comunitário do Radional

A Creche Escola e Centro Comunitário Cantinho da Criança recebeu, na última quinta-feira (24), a equipe do Banco de Alimentos, equipamento do Governo do Maranhão coordenado pela Sedes, para uma tarde de oficinas e distribuições de alimentos à comunidade do bairro Radional e regiões próximas.  

Além da equipe do Banco de Alimentos, que ministrou oficina sobre manipulação correta e aproveitamento integral de alimentos, a ação também teve a parceria dos alunos de curso de Farmácia do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB), representado pelo farmacêutico e professor Bruno Abreu. Foram apresentados às mães dos alunos os benefícios das plantas medicinais e o perigo que elas trazem quando são ingeridas inadequadamente.

“Conversamos com eles acerca da utilização de plantas medicinais, tiramos dúvidas, também aprendemos bastante e agradecemos pelo espaço dado pelo Governo do Estado, por meio do Banco de Alimentos, para essa tarde de troca de conhecimentos”, disse Bruno Abreu.  

O Centro Comunitário já recebe doações do equipamento desde 2019 e foi uma das primeiras instituições beneficiadas. “Há quatro anos somos beneficiados pelo Banco de Alimentos com a doação de alimentos, não só a Creche Escola, mas a nossa comunidade. No momento em que os alimentos chegam aqui, separamos o que será utilizado na creche e, em seguida, fazemos a distribuição para pais e responsáveis aqui do nosso bairro”, afirmou Neusa de Jesus, coordenadora geral da instituição.  

Maria Tereza, moradora do bairro Santa Cruz há 50 anos, também participou das oficinas e pretende colocar em prática tudo o que aprendeu. “Amei a experiência de hoje. Aprendi sobre plantas medicinais, recebi uma cesta cheia de legumes e verduras e também aprendi a fazer um arroz delicioso de casca de abóbora e casca de batata, que eu nunca tinha feito e nunca tinha comido”, disse ela.  

O projeto Sabores e Saberes acontece sempre uma vez por mês, em instituições beneficiadas, e realiza doações de alimentos selecionados e higienizados à comunidade das regiões visitadas.

Fonte: https://sedes.ma.gov.br/