Noticias pelos estados

PARÁ: Conferência reúne governo e sociedade civil para debater política de assistência social

“Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”. É com esta abordagem que a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social reúne representantes governamentais, para discutir e propor diretrizes para o desenvolvimento da política pública da assistência social em âmbito municipal, regional e estadual. O evento no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur) conta com a participação de representantes de 90 municípios.

“A luta por dias melhores para as famílias que procuram a politica de assistência é feita por vocês. São vocês que entregam as fichas, que vão até às casas. É quem acolhe e quem dá acesso a direitos. Hoje os meus parabéns são pra vocês, pelos quatro anos de resistência a um governo federal cego, que não quis enxergar essas realidade. Neste período, nós do Estado, fizemos um grande esforço para manter o trabalho de vocês através de programas e iniciativas do Estado, para que não faltasse, em especial, alimento na casa das famílias mais vulneráveis. Vamos continuar construindo as estratégias para atender a população que necessita do trabalho desta secretaria”, reforçou o titular da Seaster e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Inocencio Gasparim. 

Pautas

Entre as pautas debatidas, destacam-se os 30 anos da Lei Orgânica de Assistência Social; os desafios do Sistema Único de Assistência Social a partir do panorama sobre a gestão e controle social; a participação Social no SUAS e articulações entre os segmentos e a importância dos benefícios assistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social.

Diretora na Secretaria Nacional de Assistência Social, Clara de Sá, participa do evento e pontua alguns dos desafios para o fortalecimento da assistência social no próximo ano. “Nós temos um desafio enorme de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, seguindo a partir da valorização de pessoas que trabalham para o sistema. A importância de debater para atualizar o processo de trabalho, o financiamento, cofinanciamento e as responsabilidades dos entes federativos são pautas importantíssimas e que devem ser priorizadas”.

Durante a abertura do evento, os participantes foram envolvidos em uma ‘mesa democrática’, que integrou todos os representantes municipais em uma grande roda, convidando todos os integrantes a se envolver, de maneira integrada, no processo de reconstrução do SUAS. 

“Queremos um Suas que garanta políticas públicas a todas as comunidades, inclusive as ribeirinhas, e o nosso objetivo aqui é integrar propostas de acordo com a realidade local, para então somar às que serão levadas para a conferência nacional. Queremos um SUAS resistente, forte e que contraste com esses anos de descaso que vivemos”, comentou o delegado e representante delegado da região Tocantins, Lucival Martins. 

Ainda participam do evento, o vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Zózimo de Sousa e a representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Ana Carolina Souza.

Fonte: https://www.seaster.pa.gov.br/