Sem categoria

Luziele Tapajós é eleita presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social

A conselheira Luziele Tapajós é a nova presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Ela foi eleita, por unanimidade, pelos membros titulares do colegiado, em substituição ao ex-presidente Carlos Ferrari. O mandato é para o período 2012/2013, com possibilidade de recondução por mais um ano. A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), na sede do CNAS, em Brasília.

Luziele Tapajós é assistente social com doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou da elaboração da Política Nacional de Assistência Social, da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/Suas), entre outros instrumentos normativos. Ela também foi secretária de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entre 2009 e 2011. Atualmente, é assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS.

“Prevejo uma enorme gama de trabalho e desafios a serem enfrentados com serenidade, como o fortalecimento do controle social e a preparação da 9º Conferência Nacional de Assistência Social, em 2013”, disse a nova presidente, destacando que sua gestão será marcada pela agenda da assistência social no Brasil.

Na mesma chapa também foi eleita a representante da sociedade civil, Leila Pizzato, como vice-presidente do conselho. “Acredito que é possível construir o controle social de forma democrática e participativa”, ressaltou.

Também estiveram presentes à eleição do CNAS, a secretária adjunta da SNAS, Valéria Gonelli, e dirigentes do MDS, além de representantes de governos estaduais e da sociedade civil organizada.

Colegiado – O CNAS foi instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) como órgão superior de deliberação colegiada, vinculado ao MDS. Os membros do conselho, nomeados pela presidenta da República, têm mandato de dois anos, permitida uma única recondução por igual período.

O conselho é composto por 18 membros titulares e igual número de suplentes. São nove representantes do governo federal, do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Os demais membros titulares do CNAS são oriundos de entidades e organizações de assistência social.

Ascom/MDS