As aulas da quarta turma do curso de especialização Doces e Salgados para Festas oferecido para mulheres do programa Mãe Merendeira terminam no dia 10 deste mês. As aulas são realizadas de segunda a sexta, das 18h às 22h, na cozinha industrial do Senai, unidade do bairro Asa Branca.
Até o momento, 60 mulheres já participaram do curso de Doces e Salgados. A capacitação integra a proposta de formação continuada do programa Mãe Merendeira desenvolvido pela Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento.
No curso, elas aprendem técnicas para o preparo de doces e salgados, compartilhando receitas de massas e recheios, além de orientações sobre a conservação dos alimentos.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta, explicou que a participação nos cursos de especialização representa mais um investimento na formação profissional das mulheres que integram o programa Mãe Merendeira.
“Além de aplicarem o que aprendem na merenda escolar, as nossas mães merendeiras, no horário oposto ao trabalho, poderão se dedicar ao preparo de doces e salgados para comercialização garantindo uma renda extra para família”, disse.
Mãe Merendeira – O programa Mãe Merendeira foi implantado em março deste ano pela Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento (SEPHD) com o objetivo de gerar emprego e renda para mulheres selecionadas no Cadastro Social Único – CADSU, do Governo de Roraima.
O programa atende a 500 mães de alunos da rede pública de ensino que trabalham em 60 escolas da capital e uma no município de Rorainópolis. Antes de assumirem a função nas escolas, elas passaram por um curso de qualificação onde aprenderam técnicas para o preparo dos alimentos, receitas do cardápio escolar e conheceram as normas de segurança alimentar da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).