Noticias pelos estados

Gestores municipais de Assistência Social do Centro-Oeste participam de encontro em Campo Grande

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Campo Grande sediou de quinta-feira(6) a sexta-feira (7), o encontro regional Centro-Oeste dos gestores de Assistência Social. Realizado pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), o evento reúne mais de 300 participantes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Elisa Cleia Nobre, titular da Sedhast

Na abertura do evento, a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, falou também representando o Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Estado da Assistência Social (Fonseas) e destacou a união em torno da real efetivação da política da Assistência Social em todo o País. “Precisamos, cada vez mais, ocupar os espaços e defender a política da Assistência Social. Todos nós, independentemente de qual organismo estejamos representando, devemos compor e defender esse desenho da política para que haja, cada vez mais, sua real efetivação, diferenciando o que é política de Assistência Social do assistencialismo”, disse, ressaltando ainda o papel fundamental dessa política que evita que outros setores da sociedade fiquem dilatados.

Vanda Anselmo, presidente do Congemas, enalteceu o papel apoiador dos gestores do Estado em sediar o encontro e ainda reforçou o papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Encontramos em Campo Grande e em gestores de todo o Estado, um receptivo sinal para realização, de última hora, desse encontro aqui. Mais do que nos reunirmos, precisamos adentrar a prática e deixarmos cada vez mais claro que o SUAS é um patrimônio do povo brasileiro”, pontuou. Anteriormente o encontro era previsto para acontecer em Cuiabá (MT).

Também participaram da abertura do evento a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant; o secretário Nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão; o prefeito da Capital, Marcos Trad; o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas), Sérgio Wanderly; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) Huilson Pasquale, além de representantes do executivo municipal de Campo Grande e legislativo estadual, bem como demais representantes do MDSA.

O próximo encontro do Congemas acontece em 11 e 12 de maio, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

 

da Ascom/Sedhast