Sem categoria

Gestores defendem política da Assistência Social e lutam por expansão de serviços no Brasil

O I Encontro Nacional de Gestão Estadual da Assistência Social foi encerrado na noite desta quinta-feira (6), na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. Durante três dias, cerca de 500 pessoas entre gestores estaduais e municipais de todo o Brasil, além de conselheiros da assistência, gerentes do Ministério de Desenvolvimento Humano (MDS) e técnicos da área debateram sobre os avanços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O painel “Acompanhamento e apoio a gestão descentralizada do Suas: concepção, instrumentos e prioridades” apresentado no último dia fez um panorama sobre a assistência no Brasil.

A diretora de Gestão do Suas da SNA/MDS, Simone Albuquerque,  fez um levantamento de apoio técnico do Suas desde o ano de 2005. Ela lembrou que hoje 100% dos municípios têm constituído a gestão bolsa família, porém no campo vigilância e gestão do trabalho ainda está precisa ser avançado.

Olhar diferenciado – A presidente do Fonseas, Aparecida Ramos de Meneses, outra palestrante, ressaltou que o Brasil precisa pactuar a política da assistência de forma diferenciada. Segundo ela, a expansão dos serviços tem que ser feita de acordo com a particularidade de cada estado e municípios.

“A média e alta complexidade precisa ser operacionalizada. Em alguns estados, os governadores não entendem o que é a Política de Assistência Social e isto é um caminho que estamos construindo. O carro que é para assistência vai para primeira dama. Alguns acham que assistência ainda é benemerência, que é a política da cesta básica. Mas, estamos conseguindo mudar este perfil”, afirmou.

O painel contou ainda com o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Valdiosmar Vieira e com a ex-secretaria nacional de assistência social, Maria Luiza Amaral, da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Os trabalhos foram coordenados por Jaime Adriano Rabelo, coordenador geral de apoio ao controle social e gestão descentralizada do MDS.

O Encontro teve a participação da ministra do MDS, Tereza Campello, que fez a abertura e nos três dias contou com a secretária nacional da assistência social, Denise Colin e da presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Luziele Tapajós. O evento foi organizado pelo MDS e Fonseas, em parceria do Governo do Estado da Paraíba.

Homenagem – A presidente do Fonseas, Aparecida Ramos, foi homenageada no final do evento com um buquê, que recebeu das mãos da secretária adjunta de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social do Pará (Sedes), Meive Piacese, representando todos os gestores estaduais e municipais que estavam no local.

Os secretários fizeram um registro público da atuação da presidente Aparecida Ramos junto à assistência social nacional, na luta pela efetivação de políticas públicas que contribuem para uma melhor assistência à população.