O Fórum Nacional de Secretários da Assistência Social participa nesta segunda-feira (19) do II Encontro Nacional do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Trabalho, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O evento realizado no Hotel San Peter, em Brasília, visa discutir os resultados da experiência do projeto piloto e as orientações para implantação do programa em todo o país.
O BPC Trabalho tem por finalidade a promoção do acesso ao trabalho às pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, na faixa etária de 16 a 45 anos, por meio de ações articuladas entre os órgãos gestores da assistência social com as demais políticas públicas, em parceria com instituições sociais. O programa começou a ser elaborado em 2010, com dois municípios recebendo a experiência de forma piloto: São Paulo e Santo André. No ano passado, o programa chegou a sete capitais: Belém, Fortaleza, Teresina, João Pessoa, Recife, Campo Grande e Porto Alegre.
Cerca de 130 gestores estaduais, das capitais e do Distrito Federal são esperados no evento. A abertura contará com a presença da secretária nacional adjunta de Assistência Social do MDS, Valéria Gonelly, e dos secretários de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antônio de Oliveira, de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antonio José do Nascimento Ferreira, e de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Rodolfo Péres Torelly.
Também comparecerão além do representante do Fonseas, Célia Maria de Souza Melo Lima, a presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Luziele Tapajós e o presidente do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Moisés Bauer.
Ascom Fonseas com informações do Portal MDS