Sem categoria

Estado forma mais 232 jovens em profissões da construção civil

O programa Educar Para Construir, realizado pelo Governo do Estado e que ensina a jovens de 16 a 24 anos as profissões da construção civil, formou mais uma turma. Realizado por meio da Secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), em parceria com organizações não governamentais como a Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), o programa formou 232 alunos, que receberam os certificados na sede do programa, no bairro Novos Alagados, em Salvador, em cerimônia que teve a presença do Governador Jaques Wagner, na semana passada.

Os alunos receberam aulas teóricas e práticas de pedreiro, carpinteiro, encanador, eletricista e almoxarife. O curso, que começou em 2006, já formou 2662 jovens e destes 1474 conseguiram um emprego na área. Uma nova turma com 400 alunos vai ser formada no primeiro semestre de 2013. Além da Suburbana, o programa atende jovens do Bairro da Paz, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas.

“Abrir oportunidades para nossa juventude é uma das mais importantes formas de incluir e aqui é a inclusão produtiva, para que as pessoas possam se desenvolver por meio do trabalho e se sintam parte da sociedade contribuindo como um ser humano produtivo”, destacou Wagner.

A secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Mara Moraes, apontou que este ano foram formados 650 jovens que, além dos conhecimentos de construção civil, receberam noções de ética e cidadania. “Auxiliamos o processo de autonomia, proporcionando acesso ao mundo do trabalho, mas também buscando o desenvolvimento como pessoas que estão se preparando para o mercado e para deixar de depender da família”.

O estudante Elias Lima, que conclui o curso de elétrica, diz que a capacitação tem um formato atraente para o estudante e passa os conhecimentos necessários para o trabalho. “Já aprendi a fazer ligações, montar quadros e outras coisas que me deixam preparados para trabalhar. Foi uma oportunidade e tanto para mim que moro no subúrbio e não via muitas opções aqui”.

Portal Sedes Bahia