Sem categoria

Governo certifica 600 alunos em cursos do Programa Novos Rumos

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), certifica na próxima quinta-feira, 20, mais 600 alunos que participaram este ano dos cursos do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos em Aracaju.

A solenidade de entrega dos certificados acontece a partir das 9h no Centro de Interesse Comunitário (CIC), na capital, com a presença de representantes de 32 instituições que ofertaram os cursos, além dos alunos que assistiram aulas nos Espaços Novos Rumos, em cinco escolas estaduais e em dois complexos esportivos.

Após participarem de uma aula laboral promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), os alunos irão assistir a uma palestra sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI), ministrada pela diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.

Novos Rumos – O ‘Novos Rumos’ resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Os cursos disponibilizados pelo projeto Novos Rumos estão em consonância com a demanda apontada pelo empresariado sergipano e são divididos em três áreas: construção civil, prestação de serviço e inclusão digital. Os cursos são ofertados através de convênio com o Sistema S. Em 2012 o programa aconteceu em parceria com a Federação das Mulheres e das Secretarias de Estado do Trabalho, Mulheres, Esporte e Educação.

Ações para 2013 – Para o ano que vem, a Seides prevê o aumento na demanda de turmas e a implantação de uma padaria-escola e uma cozinha-escola nos bairros Japãozinho e João Alves. A iniciativa foi anunciada no final de novembro, quando diretores e coordenadores de instituições e associações comunitárias reuniram-se com os coordenadores do Programa Novos Rumos para articular o planejamento das novas demandas de qualificação para o ano de 2013.

Fonte: SEIDES – Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social