Assistência Social é uma política essencial durante e pós pandemia, para a proteção da população negra no Brasil! A pandemia de Covid-19 atinge toda a humanidade, mas afeta, especialmente, a população que vive em condição mais desigual, em desproteção, excluída do acesso aos bens e serviços sociais, dos meios materiais que possibilitem enfrentar este cenário de grave crise. As mulheres negras, que são as principais usuárias dos serviços e benefícios socioassistenciais, vivenciam o desemprego e as consequências da ausência de renda.
No contexto de pandemia, milhões de pessoas negras enfrentam os riscos do contágio para garantir sobrevivência, estão em empregos e ocupações precários, e devem ser priorizadas em políticas sociais setoriais e afirmativas, que efetivamente reduzam a desigualdade social e racial.
Conheça os dados recentes do DIEESE sobre o desemprego no contexto de pandemia, com reflexos maiores para a população negra e mulheres. O material apresenta dados da inserção das mulheres no mercado de trabalho no Brasil, clique aqui