O Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) é uma das iniciativas contempladas com o prêmio Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social do Instituto Ambiental Biosfera, edição 2012.
O trabalho de atenção à pessoa com deficiência, coordenado pela Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento (SEPHD), foi apresentado pela Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) como exemplo de projeto bem sucedido no 11º Seminário Binacional sobre Gestão Pública Municipal, realizado na Espanha, em maio deste ano. O evento foi coordenado pelo Instituto Ambiental Biosfera.
Além do Viva Comunidade, a Câmara de Vereadores apresentou outros dois projetos de iniciativa municipal e de entidades não governamentais. O Viva Comunidade foi escolhido como Destaque Nacional por apresentar um excelente nível técnico.
Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta a premiação confirma a excelência do serviço oferecido pelo Governo de Roraima às pessoas com deficiência.
“Ficamos muito felizes com a premiação do Instituto Biosfera que confirma a qualidade do atendimento oferecido aos nossos meninos e meninas com deficiência. Realizamos esse trabalho com muito carinho, dedicação e respeito, proporcionando o acompanhamento necessário para que essas pessoas tão especiais se desenvolvam e conquistem inclusão social”, disse.
Shéridan destacou que o Governo está investindo na ampliação do Viva Comunidade com a implantação da segunda unidade que vai oferecer serviços especializados à pessoas cegas, surdas, com altas habilidades, superdotadas e autistas.
“Com o Viva Comunidade 2 vamos ampliar a nossa capacidade de atendimento e implantar novos serviços, como a atenção especializada ao autista. Esse é mais um grande investimento que realizamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência de Roraima”, afirmou.
Para a implantação do Viva Comunidade 2, a Secretaria desenvolveu uma capacitação sobre metodologias de ensino para o autista, beneficiando 50 profissionais que atuam nas unidades do Viva.
Serviços – O Viva Comunidade oferece atendimento especializado para 600 pessoas com deficiência nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto. Elas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional com mais de 200 servidores.
Recentemente, o Governo reformou e ampliou a sede do Viva Comunidade com a construção de novas salas e instalação de itens de segurança. A segunda etapa desta obra contempla ainda, a construção de uma piscina coberta com água aquecida e a instalação de uma cobertura na quadra poliesportiva.
O Governo de Roraima articulou a liberação de R$ 1,7 milhão para a construção do Viva Comunidade 2. A nova unidade integra os serviço dos Centros de Atividade e Desenvolvimento de Altas Habilidades e Superdotação (CADAH/S), Centro de Atenção à Pessoa com Surdez (CAS) e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (CAP) e ao autista.
ASCOM / SEPHD / SETRABES