“Na campanha para o Dia Internacional da Síndrome de Down de 2023, convocamos pessoas e organizações de todo o mundo a fazerem as coisas Conosco, Não Por Nós” – Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
No Dia Internacional da Síndrome de Down o Fórum Nacional de Secretários/as de Estado de Assistência Social – Fonseas reforça a importância e a necessidade da política de Assistência Social, um direito previsto na Constituição Federal de 1988 que deve se integrar com os demais direitos sociais, visando a inclusão social!
Apesar das legislações brasileiras e internacionais, com destaque para a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, existem muitas barreiras para o efetivação dos direitos de pessoas com Síndrome de Down, como a redução de recursos públicos para as políticas sociais no caso brasileiro. Realidade que precisa ser enfrentada com compromisso de governos e de parlamentares, mas, sobretudo, por meio do protagonismo social da comunidade Down.
De modo coletivo podemos conscientizar as pessoas em todas as cidades e em todo o mundo, para defender ações e políticas inclusivas das pessoas com Síndrome de Down e com outras deficiências. Podemos, especialmente, valorizar e potencializar o ativismo das próprias pessoas com Síndrome de Down.