Noticias pelos estados

Barra Bonita passará a contar com o BO Social

A Polícia Militar (PM) e a Prefeitura de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru) assinam na próxima segunda-feira (6) um protocolo de intenções para integração dos órgãos públicos municipais ao sistema Órion, que permite a elaboração do chamado “Boletim de Ocorrência Social”.

A cerimônia será realizada às 16h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra Bonita, localizada na rua Quatorze de Dezembro, nº 451, no Centro. Desde o mês passado, Jaú, sede do 27.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (27.º BPM-I), já conta com o projeto.

Quando o protocolo de intenções foi assinado na cidade, no fim de setembro, o comandante da unidade, tenente coronel Jefferson Bastos, adiantou que todos os dez municípios pertencentes ao batalhão passariam a registrar o BO Social através da plataforma eletrônica “Órion”.

Por meio desse sistema, durante o atendimento de uma ocorrência, se o policial militar observa uma demanda social (criança em situação de risco, desentendimento familiar, idoso em situação de abandono), elabora boletim de ocorrência de natureza social para ser inserido no Órion. Essas informações serão compartilhadas com os órgãos assistenciais parceiros, que poderão informar as ações adotadas para o caso, buscando assim uma solução conjunta e mais ágil para o problema.

Entre esses órgãos parceiros, estão Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Conselho Tutelar e Secretarias de Assistência Social e da Saúde. O sistema permite, ainda, que o PM saiba quais ações estão sendo tomadas naquele determinado local, onde rotineiramente uma viatura é acionada para resolver demandas sociais.

do site jcnet.com.br