A 21º reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada nesta quarta-feira, 04, na Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), tratou do balanço do censo Suas 2010, além do quadro situacional e expansão dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O balanço do censo Suas 2010 apresenta o Pará com 100% de expansão no Plano de Ação 2011 e demonstrativo 2009, garantindo 100% de recurso federal para a Política de Assistência Social no Pará, em 2011.
A nova política de senhas destinada aos Estados, Conselhos e Municípios também foi apresentada. A política garantirá mais segurança, transparência e publização das informações das políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal. A nova política redefinirá o perfil dos usuários que atuam com o sistema de informação dos programas do governo federal, através da individualização de senhas.
Dentro dos informes foram apresentados o Disk Idoso e o Termo de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), já em fase em implantação nos Creas de Tailândia, Breves, Santarém e Soure. E a disponibilização de verbas do Governo Federal para 2011 destinadas a construção de mais 7 CRAS e um CREAS no Estado.
Texto/Fotos: Ascom Sedes