Começou nesta terça-feira (9) a primeira etapa da capacitação para os técnicos municipais sobre o Novo Formulário do Cadastro Único para Programas Sociais. O evento, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), foi dividido em quatro etapas.
Os municípios que ficaram nesta primeira etapa se dividiram em quatro salas da Fits e participarão de oficinas até o final da semana. “Este é um cadastro mais rico, mais completo, e é fundamental a participação dos municípios. Uma boa coleta de dados realizada pelos técnicos refletirá a realidade dos municípios e do Estado”, destacou a secretária Adjunta de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti.
Para a coordenadora do Programa Bolsa Família no município de Campestre, Michele Souza, a capacitação é de extrema importância para o bom resultado do trabalho realizado nos municípios. “O Cad-Único possibilita identificar as famílias que necessitam do Programa Bolsa Família para a melhoria da qualidade de vida. Por isso a importância do nosso aperfeiçoamento, para que possamos prestar melhor atendimento à população”, disse.
Os coordenadores e entrevistadores municipais do Programa Bolsa Família e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) vão conhecer a versão do Novo Formulário do Cadastro Único e sua metodologia de preenchimento para uma correta coleta dos dados. Esse Formulário será implantado em todo país a partir de 2011.
“Vim aqui hoje com o desejo de me atualizar e de, posteriormente, tornar-me multiplicador do conhecimento em meu município. Acredito que, com a reformulação do Cadastro Único, teremos um banco de dados completo e preciso, capaz identificar as reais condições de vida dos moradores de cada cidade”, explicou o digitador do Cad-Único no município de Jaramataia, Joel Gonçalves.
Nesta primeira etapa, serão capacitados os municípios de Coqueiro Seco, Ouro Branco, Barra de Santo Antônio, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Paulo Jacinto, Jacaré dos Homens, Poço das Trincheiras, Olho D’água das Flores, Olho D’água Grande, Pilar, Junqueiro, Coruripe, Chã Preta, Piaçabuçu, Arapiraca, Jaramataia, Campestre, Teotônio Vilela, Tanque D’ Arca, Maceió, Taquarana, Barra de São Miguel, Porto Calvo, Coité do Nóia, Paripueira, Campo Alegre, São Miguel dos Milagres e Pariconha.
Os demais municípios foram divididos em outras três etapas que ocorrerão nos períodos de 22 a 26 de novembro, de 29 a 3 de dezembro e de 13 a 17 de dezembro. Todas as etapas vão acontecer na Fits, das 8h30 às 18h.
Texto/Foto: Mirella Costa – ASCOM SEADES