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Amapá: Governo do do Amapá promove Workshop sobre a Gestão do trabalho e educação permanente do SUAS

No auditório do Museu Sacaca, o Workshop “Conhecendo os caminhos da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas”. O treinamento qualificará 116 agentes públicos que atuam no Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
A capacitação, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, por meio da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS (GTEP) é destinada aos gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS nas esferas municipal e estadual dos 16 municípios
A palestrante convidada, Gisele Carraro da Silva, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome somou conhecimentos à Equipe Estadual de referência da GTEP para abordar os temas: “Gestão do Trabalho: Conceito, Princípios e Diretrizes”, a “Gestão do Trabalho: Mecanismos de Negociação e Participação” e “Desafios para a Implantação e Implementação da Gestão do Trabalho e Educação Permanente no Brasil”.
A programação marca o início do processo de qualificação e apoio técnico do Governo do Amapá às gestões municipais, o qual visa assegurar a autonomia e o protagonismo dos trabalhadores de acordo com as necessidades apresentadas em cada município, através da profissionalização da Assistência Social.
A coordenadora em exercício, Ester Lima, da Coordenadoria de Formulação e Gestão da Política de Assistência Social (CFGPAS), explicou que o workshop envolve todos os atores da GTEP para melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do SUAS. “É de Extrema importância que os gestores, trabalhadores e conselheiros conheçam todas a normas, diretrizes e procedimentos para desenvolverem adequadamente suas atividades nos municípios” afirmou.
Para Tatiane Costa, técnica de referência da GTEP no município de Pedra Branca do Amaparí, o evento é de suma importância para os representantes municipais por propiciar a troca de experiências e a socialização de conhecimento. “Agradecemos ao Governo do Amapá e parabenizamos a Secretaria de Estado da Assistência Social por este evento que nos qualifica para multiplicar os aprendizados em nossos respectivos municípios” Enfatizou.
O lançamento da cartilha digital orientativa sobre a da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, elaborada pela equipe técnica da Secretaria da Assistência Social, foi o destaque da abertura do workshop. O instrumento tem o propósito de subsidiar os trabalhadores do SUAS quanto à estruturação da Gestão do Trabalho e implementação dos Núcleos Municipais de Educação Permanente – NUMEPs. Para acessar a cartilha, clique no link a seguir: Cartilha GTEP SUAS
A secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, comentou sobre a importância de mobilizar os municípios para que, através da formação permanente, seja possível ofertar serviços de qualidade a todos os usuários amparados pela política de assistência social. “Trabalhador qualificado, com formação e com conhecimento entrega um serviço de qualidade a toda a comunidade, inclusive para as pessoas em localidades distantes da capital”, Concluiu.
A gestão do trabalho no âmbito do SUAS serve para aprimorar a gestão do Sistema e a qualidade da oferta dos serviços na perspectiva de consolidar o direito socioassistencial. Para a consolidação do SUAS e para alcançar os objetivos da Política Nacional de Assistência Social, é necessário compreender a Gestão do Trabalho como uma área estratégica do Sistema. Esta área adquire uma nuance especial, pois implica diretamente na qualidade dos serviços socioassistenciais, o que se expressa na aprovação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS.


Fonte: https://sims.portal.ap.gov.br/