Noticias pelos estados

Alunos da UFPE estimulam adolescentes da Funase a construir seu projeto de vida

Adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife são chamados a pensar e projetar o futuro. A atividade vem sendo desenvolvida por uma equipe do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo é estimular os socioeducandos a refletir, a expor seus pensamentos, dificuldades, impressões, e assim, dentro de suas necessidades, passarem a ser capazes de mudar a forma de se ver, de ver sua comunidade e de ver o mundo.

Para isso, são trabalhados temas de grande relevância para os socioeducandos, como a prevenção ao uso de drogas, a construção do protagonismo e a sexualidade. Segundo a professora Adriana Jucá, esse trabalho estimula a vivência de diversos processos de formação e traz para dentro da academia uma discussão sobre vulnerabilidade social.

“Muitas vezes se discute a parte teórica e a prática fica afastada do aluno. Essa atividade é muito produtiva para as nossas alunas, que tinham alguns conceitos preestabelecidos e passam agora a trabalhar com os adolescentes de forma humanizada, esquecendo que eles cometeram infrações. Tratando-os como jovens iguais a elas”, refletiu Adriana Jucá.

Para a coordenadora geral do Cenip, Anny Munyque, dar essa oportunidade para os adolescentes que ainda aguardam a decisão da justiça sobre o seu futuro tem um significado ainda maior. “Faz com que eles possam valorizar mais esse momento de transição que vivem e a se esforçar para voltar ao rumo certo. A expectativa é a de que essa parceria se solidifique e que sejamos um canal para chegar ainda mais perto dos adolescentes e assim ajudá-los”, destacou.