Sem categoria

Estratégias para regionalização da Proteção Especial são apresentadas em Tocantins

As estratégias da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), para implantação dos serviços regionalizados de Proteção Social Especial (PSE) em Minas, foram apresentadas em reunião de nivelamento técnico, em Palmas, no Tocantins.

O Analista de Gestão e Política em Desenvolvimento da Sedese, Marcel Belarmino de Souza levou ao encontro, realizado na terça-feira (12/04), a experiência do Governo de Minas no critérios e ações para os serviços. “Apresentei a metodologia, como fizemos o próprio desenho da regionalização, levando em consideração os 17 Territórios de Desenvolvimento”, explicou.

Marcel também falou sobre os serviços de alta e média complexidade e o acolhimento em Família Acolhedora. A experiência da regionalização no Tocantins também foi apresentada pela equipe técnica da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas).

A troca de experiências entre os dois estados e a apresentação das estratégias da Sedese, atende uma solicitação da secretária de Assistência Social do Tocantins, Patrícia Rodrigues, ao secretário de Minas, André Quintão, na reunião do Fórum Nacional de Secretários (as) Estaduais de Assistência Social (Fonseas), do dia 6 de abril, em Brasília.

“No encontro, também foi discutida a necessidade de aumentar a cobertura da proteção social especial naquele estado e como que Minas Gerais pode contribuir para que outros estados possam pensar a partir da regionalização e como ampliar o serviço”, explica Marcel Belarmino.

Em Minas, 67 municípios possuem o Serviço de acolhimento em Família Acolhedora, segundo dados do CensoSuas 2014. “ O objetivo do estado é aumentar esta oferta , incentivar mais municípios a aderirem a cultura do acolhimento familiar”, pondera o analista da Sedese.

Participaram do encontro em Tocantins, técnicos que atuam na proteção social especial e básica, além de gestores municipais de Assistência Social e conselheiros municipais.

Fonte/fotos:  Sedese/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *