Até esta sexta-feira (14), cerca de 60 representantes de municípios e estados estarão reunidos em Brasília para receber orientação sobre a instalação ou modernização de bancos de alimentos em Centrais de Abastecimento (Ceasas).
Os participantes da mesa técnica sobre o edital MDS/SESAN nº 5/2012 representam as 15 propostas selecionadas e habilitadas para instalar ou modernizar esses equipamentos de segurança alimentar e nutricional.
Durante abertura da mesa técnica, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, destacou a importância das parcerias com as Centrais de Abastecimento para a execução do edital.
“A ideia de envolver as Ceasas e municípios é uma proposta que o MDS já discute há algum tempo”, lembrou Maya. “Precisamos desenvolver uma rede de bancos de alimentos no país, públicos ou privados, que possam atuar como espaços de centralização da rede de doadores e de destinação de alimentos.”
O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Marenílson Batista da Silva, disse que editais como esse valorizam as ações propostas pelos equipamentos públicos.
“Esse tipo de iniciativa garante que a segurança alimentar possa chegar mais próximo das pessoas”, ressaltou o secretário. “Estamos trabalhando com a implantação de mais um banco de alimentos em nosso estado devido à necessidade de reduzir o número de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Isso é um passo fundamental para superação da extrema pobreza em todo o país.”
Até o final do evento, que começou nesta quinta-feira (13), os participantes deverão pactuar os procedimentos e prazos para contratação e execução dos projetos, além de receber orientação para os parâmetros de preenchimento dos planos de trabalho e elaboração dos termos de referência.
Ascom/MDS