Presidente Kátia Born representa o Fórum no encontro, que reúne gestores e profissionais para fortalecer políticas voltadas à primeira infância e ao cuidado
A presidente do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (FONSEAS), Kátia Born, participou, nesta segunda-feira (24), em Sergipe, do III Seminário Estadual Primeira Infância no SUAS.
O encontro acontece nos dias 24 e 25 de agosto, e reúne gestores, profissionais e representantes das políticas públicas para discutir estratégias de fortalecimento da atenção à primeira infância no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A participação do FONSEAS reafirma o compromisso do Fórum com o fortalecimento das políticas de proteção social e com a construção de estratégias intersetoriais voltadas ao desenvolvimento integral das crianças e ao apoio às famílias.
Durante o seminário, a RIL Brasil – Rede de Inovação Local apresenta oficialmente sua atuação na agenda de Primeira Infância e Cuidado, além das oportunidades que começam a ser construídas para os municípios sergipanos. A iniciativa prevê o fortalecimento da capacidade dos municípios para planejar e implementar ações integradas voltadas à primeira infância, articulando diferentes áreas das políticas públicas.
A agenda também contempla a criação de uma Comunidade de Liderança em Primeira Infância e Cuidado, reunindo representantes municipais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. A proposta busca estimular a troca de experiências, a formação e a construção de soluções que considerem as especificidades de cada território.
Para o FONSEAS, a agenda da primeira infância está diretamente relacionada à consolidação de uma política de assistência social capaz de atuar de forma preventiva, integrada e articulada com as demais políticas públicas. A atuação junto às famílias desde os primeiros anos de vida é fundamental para ampliar oportunidades, prevenir situações de vulnerabilidade e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
A presença da presidente Kátia Born no seminário reforça, ainda, a importância da participação dos estados na articulação do pacto federativo e na construção de estratégias que apoiem os municípios na execução das políticas públicas.
O III Seminário Estadual Primeira Infância no SUAS integra uma agenda de mobilização e qualificação das políticas destinadas à primeira infância em Sergipe, fortalecendo o diálogo entre os diferentes níveis de governo e instituições que atuam na proteção e promoção dos direitos das crianças.
Assessoria de Comunicação do Fonseas




