O Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Roberto Franca, participou da abertura do Seminário denominado Trabalho Juvenil: Pela Construção de Soluções Compartilhadas, acompanhado pelo secretário executivo de Política para Criança e Juventude da SDSCJ, João Suassuna, e representantes da Prefeitura do Recife.
O evento foi promovido pelo Plan International Brasil, no auditório do Senac. Em sua fala de abertura, Franca destacou as ações que a SDSCJ desenvolve, salientando a necessidade de união para investimentos na educação básica e foco no jovem e no trabalho. O representante da Plan International no Brasil, Dario Lopes, reforçou a posição do secretário em relação à educação.
Segundo Lopes, “o enfoque da organização está em formar parcerias com o Estado e empresas”, o que deixou claro sua sintonia com as palavras proferidas por Roberto Franca. O propósito da Plan International é qualificar profissionalmente e apoiar a inserção no mercado de trabalho de mais de 4.000 jovens, entre 18 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, no Brasil, Colômbia e El Salvador. Dario Lopes ficou de continuar mantendo contatos com o secretário com vistas à possibilidade de estabelecerem parcerias no futuro.
A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa desde 1937 e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos, impactando aproximadamente 70 mil crianças e adolescentes. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Em 2011, lançou a campanha mundial “Por Ser Menina”, com o objetivo de acabar com as raízes da discriminação contra meninas, exclusão e vulnerabilidade, por meio da educação e do desenvolvimento de habilidades. Como resultado dos esforços da Plan International, em 2012 a ONU instituiu o dia 11 de outubro como Dia Internacional da Menina.
da Ascom/SDSCJ